Antônio Alberto Casali fala sobre Secretaria de Trânsito

O companheiro presidente Dirceu Camargo abriu a reunião e em seguida pediu ao companheiro Marcos Laraya que fizesse o momento de reflexão. Laraya exibiu a primeira página do jornal Diário de Votuporanga, que noticiava a trágica morte de um jovem votuporanguense, mais uma vítima do trânsito da cidade, e pediu a todos os companheiros que refletissem e ao mesmo tempo indagou aos rotarianos que, da mesma forma que o Rotary combateu a poliomielite, pensassem em ações para melhorar o trânsito em Votuporanga.

Convocado para fazer o protocolo o companheiro José Barbosa anunciou a presença dos intercambiários, da pauta da reunião e o menu do jantar.

O companheiro Jesus, na secretaria noticiou a presença do companheiro EGD Alcir Monteiro em vários eventos rotários, dentre eles a Reunião de Governadores no dia 03 de fevereiro deste mês.

No companheirismo o companheiro Camargo deu destaque à Caminhada do Rotary ocorrida no domingo passado em comemoração aos 109 anos de nossa instituição. Contou que o companheiro Osvaldo Carvalho citou a passagem do aniversário de fundação do RI na Câmara Municipal de Votuporanga. Cumprimentou o companheiro Waldecy Bortoloti que assumiu a prefeitura até findar a licença do prefeito Junior Marão.

Nas datas comemorativas Camargo lembrou a inauguração da Escola Benedito Israel Duarte (que foi rotariano), em 1992.  Em 12 de março de 1984 era fundada a UNIMED de Votuporanga. E em 1966 a Itamaraty inaugurava a linha de ônibus Votuporanga – São Paulo.

Os aniversariantes do mês de fevereiro: dia 26, José Luiz e dia 28, Marcos Laraya. Aniversariantes de admissão: 1982, Locateli, 1992, Edélcio e 2009, Nassif Miguel.

O companheiro Odemes na Informação Rotária leu a convocação do governador entrante Udibel José da Costa para o seminário para presidentes eleitos dos clubes do distrito, ano rotário 2014- 2015.

Em seguida o presidente Dirceu leu um breve currículo do convidado palestrante Antonio Casali, secretário de trânsito de nossa cidade e convidou-o para ocupar a tribuna para seu pronunciamento.

Casali apresentou um panorama das funções de sua secretaria. Ressaltou os benefícios da mudança do transporte público para a empresa Itamaraty e o consequente aumento dos usuários. Em relação à segurança destacou a colocação de câmeras na Concha Acústica, na rua Amazonas, no Ponto de Circular Central e na Rodoviária.

Afirmou que há 75 mil veículos em circulação em Votuporanga e destes 35 mil são motocicletas. Também enfatizou a parceria que está sendo feita entre a secretaria e o Rotary.

Após a palestra o companheiro José Luiz abriu a rodada de perguntas sugerindo mais incentivo em relação ao uso da bicicleta em nossa cidade. Defendeu a ampliação das áreas destinadas ao ciclismo e o fechamento de ruas para o trafego de bicicletas em fins de semana e feriados.

O companheiro Rames criticou a imprudência dos motoqueiros e a constante ultrapassagem irregular O companheiro Joaquim solicitou a liberação dos estacionamentos das ruas no período noturno devido ao pouco trânsito nestes horários. Companheiro Ayres cobrou campanhas de conscientização e mais rigor na formação dos condutores de veículos.

O companheiro Jair sugeriu ações enérgicas para punir os abusos cometidos e mais fiscalização. Companheiro Walter Costa pediu a eliminação da contagem regressiva dos semáforos quando está na luz vermelha. Companheiro Guena comparou o trânsito de Votuporanga ao tráfico de drogas e sugeriu a instalação de radar móvel na cidade.

O secretário de transito deu as devidas explicações a todos e disse estar aberto às sugestões de todos os companheiros.

Ao final o presidente Dirceu entregou ao secretário uma flâmula do nosso clube. Agradeceu a presença e convocou a todos a saudarem o pavilhão nacional.