Companheiros: recebam 2014 com um largo e saudável sorriso

O Presidente Dirceu bate o sino e declara aberta a vigésima segunda reunião do Rotary Clube de Votuporanga, ano rotário 2013 -2014. Convida o companheiro José da Silva Barbosa Filho, que fazendo o momento de reflexão discursou sobre o tema “amadureça, mas não envelheça”, ressaltando que as pessoas envelhecem porque perdem seus sonhos; envelhecem porque fecham os olhos às novas ideias, tapando os ouvidos à evolução da ciência. Continuou, afirmando que todos serão jovens enquanto quiserem e que devem, os homens, ser ousados, lutarem sempre com o mesmo vigor que lutavam quando da existência de grandes batalhas e devem viver, fazendo do tempo uma conquista e não uma perda. Terminou com a frase “seja fanático pela vida”.

Em seguida, o presidente convidou o companheiro Joaquim Antônio Lourenço para que fizesse o protocolo, onde foi observado que a realização da reunião da noite significa exatamente a metade do mandato da atual administração, tendo em vista haver 44 reuniões durante a gestão. Por se tratar da primeira reunião de 2014, deixa a seguinte mensagem, resumida nesta ata: “Companheiros: recebam 2014 com um largo e saudável sorriso”. Sorrir faz bem porque libera endorfina e serotonina, substâncias que nos fazem experimentar sensações de prazer e felicidade, além de ser um potente analgésico natural; é uma forma de combate à depressão e estresse, diminuindo a pressão arterial, melhorando a digestão, desintoxicando o organismo, espantando a dor e melhorando a pele. Sem contar o efeito social positivo.

Companheiros, vamos sorrir em 2014.Tenham todos uma boa reunião, um bom jantar e bastante motivos para sorrir.
Em continuação, Dirceu Camargo convidou o companheiro Jesus que fez a Secretaria, o Companheiro Antônio Carlos Camargo que fez o Companheirismo e o Companheiro Odemes, com a Informação Rotária. Palavra do Presidente: Foi apresentado pelo Presidente Dirceu Camargo o Site do Rotary Club, com resumo de todas as reuniões de sua gestão e fotos dos 60 anos do Rotary, relembrando a história do clube. Referido site foi aprovado por unanimidade, com a inserção de apoio dos companheiros que patrocinarão e colaborarão com a continuidade do site e divulgação de todos os trabalhos realizados. Consignou, o presidente, em seguida, que foram entregues no dia 17 de dezembro passado 76 presentes para as crianças da Instituição Irmão Mariano e que as doações partiram da Casa da Amizade e no momento da entrega foi oferecido cachorro quente e refrigerantes a todas as crianças, tiradas fotos que serão postadas no site do Rotary e levado ao ar entrevista com a presidente da entidade, Waldemir Cuim, que agradeceu o Rotary Clube de Votuporanga pela doação.

Dirceu agradeceu a participação de todas as companheiras da casa da amizade, com as doações. Ressaltou que, para a Associação Beneficente Nosso Lar de Votuporanga, foram doados R$ 210,00 referente a 30 pacotes de arroz de 5 kg e que os alimentos beneficiaram o Natal de famílias carentes do Bairros São Cosme e Damião; O presidente da entidade Sr. Paschoal de Haro agradeceu a doação com carta datada de 15 de dezembro.

No que se refere às informações gerais, o companheiro presidente Dirceu informou que foram restauradas, na Praça Rotary, 3 imagens com mãos entrelaçadas, totem colocado na gestão do governador José Luiz, com o lema “Compartilhemos Rotary”. Prosseguiu, demonstrando o interesse em lançar na primeira reunião a 23ª Festa “Queijos e Vinhos”, com a confecção de convites e propaganda da festa, deixando anotado que será desde já contratado o Buffet Dallu, para que haja tempo de vendas de convites e para evitar que sejam vendidos juntamente com o lançamento de outras festas, o que dificulta a venda dos nossos convites. Informou que já foram reservadas duas datas – 7 ou 14 de junho, no Votuporanga Clube e que é necessário já contatar decoração, Buffet, verificar número de pessoas, etc.
Informou também que a Casa da Amizade está organizando um jantar de massas – vários tipos de massas para o dia 28 de março, sexta-feira, à noite. Os convites serão confeccionados e vendidos pelas senhoras, cada uma comprando 4 convites. As bebidas serão vendidas à parte, com vendas de fichas.

Nada mais havendo a informar, passou à palavra livre que foi ocupada pelo companheiro Fontes, que demonstrou sua indignação com o trabalho dos rotarianos em geral, que na essência dos seus conceitos normativos, não tem atingido os objetivos e princípios elaborados por Paul Harris, tendo em vista a estagnação na condução da obrigação assumida. Cita a precária situação da educação, violência cotidiana nas escolas, falta de assistência à saúde, hospitais e Santas Casas, estas com déficit contábil. Comenta sobre o programa do governo mais médicos, na opinião do companheiro, apenas uma cantiga eleitoreira. Prossegue com a falência da infraestrutura tecnológica que persiste em existir nos dias de hoje com aparelhos de medição de pressão e estetoscópio, apenas. No que se refere à segurança individual e coletiva, leis penais e impunidades, corrupção proliferada, tráfico de drogas, acidentes de trânsito e falta de fiscalização, alcoolismo, tudo sem que nada se faça. Finaliza afirmando que o intuito da fala é buscar com os companheiros ideias, projetos, planos e meios de reduzir tais danos causados à sociedade, às famílias, à pátria, nunca esquecendo do compromisso assumido no Rotary clube. Finaliza com a frase: “Tenham na memória: o intelecto é a força do homem, medida por suas ideias; e são ideias e não forças, que mudam o mundo”, falaram ainda os companheiros Manoel Anzai com o tema companheirismo, Oswaldo Carvalho comentou dos 50 anos da Coacavo com as comemorações marcadas para o dia 27 de janeiro e falou também da necessidade de criarmos um projeto com a participação de todos os Clubes para a Vila Carvalho, que necessita urgentemente de auxílio na área de saneamento. José Luiz Sanches Vargas pediu aos companheiros prestigiarem o almoço do Rotary Club de Valentim Gentil . O Presidente declarou encerrada a presente reunião ordinária do Rotary Club de Votuporanga, solicitando a todos para que, de pé, saudassem o pavilhão nacional e os demais pavilhões.