EGD Gedson Bersanete de Birigui fala sobre Fundação Rotária

O companheiro Joaquim Lourenço abriu a reunião da noite – que contou com a presença das companheiras da Casa da Amizade – convidando o EGD Gedson Bersanete e a esposa Anicinha para ocupar a mesa principal. O casal foi conduzido à mesa pelo companheiro EGD Alcir e pelo EGD José Luiz. Além do casal foram convocados a acomodar-se à Mesa de Trabalhos o presidente do Rotary Club Votuporanga, Dirceu Camargo, o presidente do Rotary 8 de Agosto Fleury Cechini, a presidente do Rotary Novo Milênio Adriana Lupo Parra,  o governador Alcir e José Luiz.

O presidente Dirceu Camargo assumiu a direção da reunião e pediu a todos que de pé cantassem o Hino Nacional Brasileiro. Em seguida convocou o companheiro Odemes para fazer o Momento de Reflexão. Odemes relatou uma parábola que reforça a importância da amizade ressaltando que ela se concretiza com o amparo de Deus.

Voltando a palavra ao protocolo o companheiro Lourenço enfatizou o voto de congratulação recebido pelo companheiro Walter Costa na Câmara Municipal pelo trabalho de captação de recursos para a Santa Casa.

No companheirismo o companheiro Camargo leu as efemérides: 19 – Dia da Escola, 21 – Dia da Infantaria e dia 23 de março – Dia da Meteorologia.

Assumindo a palavra o presidente Dirceu solicitou ao governador José Luiz que lesse o currículo e apresentasse o palestrante da noite, o EGD Gedson Bersanete.

Em sua exposição Gedson disse que todos estão cansados de ouvir palestras sobre a Fundação Rotária e apresentou o Plano de Visão do Futuro que é o esboço da nova Fundação Rotária que está sendo articulada. Segundo Gedson a Fundação agigantou-se, tornou-se burocrática com custos onerosos para os projetos. Esta nova feição da Fundação tem como objetivos fundamentais: 1) Uma sociedade mais justa e mais fraterna. 2) Dar relevância ao aspecto filantrópico. 3) Sustentabilidade, importância e sofisticação, que seria acabar com a burocracia, simplificando a operacionalização da Fundação. 4) Concentrar a prestação de serviços. 5) Aumentar o senso de propriedade, que significa que o Rotary tem uma capacidade imensa de mobilização e uma força que os rotarianos desconhecem. 6) Promover a imagem pública do Rotary.

Gedson destacou as áreas de enfoque da nova Fundação Rotária:

1 – Paz e solução de conflitos

2 – Prevenção e tratamento de doenças

3 – Recursos Hídricos e Saneamento

4 – Saúde Materno-Infantil

5 – Educação Básica e Alfabetização

6 – Desenvolvimento Econômico e Comunitário

Subsídios Distritais

1)      Projetos Agrupados Anualmente

2)      Poder de decisão local com diretrizes mais amplas

3)      Atividades e projetos de menor escala

Subsídios  Globais

1) Projetos de longo prazo

2) Projetos Sustentáveis

Subsídios Pré-definidos

São doações para entidades e organizações ligadas à Fundação Rotária.

Finalizando Gedson disse que os rotarianos precisam ter atitude e buscar os recursos disponíveis da Fundação Rotária. Salientou que o sonho dos rotarianos de tornar o mundo perfeito é comparável à luz de uma vela que não pode ser apagada por nenhuma escuridão.

Ao final o companheiro presidente Dirceu entregou uma flâmula do nosso clube ao palestrante Gedson, falou sobre a campanha de doação de livros usados que está  sendo veiculada pela Rádio Clube FM, agradeceu a presença de todos e encerrou a reunião.